mandi
Peixes

Mandi

Conhecido pelo seu ferrão doloroso, o Mandi, Mandiuva, Mandi Amarelo, Mandi Chorão (emite um som parecido com um choro quando fora d’agua) ou, cientificamente falando, Pimelodus maculatus, é um peixe de couro encontrado em praticamente todo o território brasileiro.

Possui corpo alongado e comprido, cor parda e amarelada em algumas partes apresentando manchas escuras.

Habitante principalmente de pedreiras ou canais de maiores profundidades, ele é um peixe que sua pescaria não exige muita técnica e pode trazer boa diversão além de ter sabor apreciado por muitas pessoas.

Mais facilmente capturado em dias chuvosos ou no final da tarde e começo da noite, o tamanho mínimo de captura do Mandi é de 18 cm. Ele não fica muito grande podendo chegar até 50 cm e pesar mais de dois quilos (exemplares pouco comuns). Normalmente encontramos peixes de até 30 cm e até 1 kg.

Para sua pesca pode ser utilizado equipamento leve ou médio, com chumbada em cima e anzol em baixo, a linha não precisa ser maior que 0,35 mm. Atenção para áreas de correnteza onde a chumbada deve ser um pouco mais pesada. Não é necessário anzol maior que 2/0.

Falando de isca, nada melhor que nossa gloriosa e conhecida minhoca, mas também pode ser fisgado com tripa de frango, lambari, salsicha ou queijo.

Cuidados redobrados deve-se ter com seu ferrão que traz ferimentos muito doloridos. Todavia o Mandi é o peixe que vai salvar sua pescaria!

E você, tem alguma técnica especial para pescar o Mandi? Deixe seu comentário e compartilhe com a gente.

 

Até mais e boa pescaria.

CONFIRA

LOJA PORTO DO PESCADOR

Produtos com os melhores preços selecionados para você amigo Pescador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *