Marcações Barco
Náutica

Saiba como fazer as marcações em seu barco

Você sabia que deve fazer marcações no barco antes de colocar ele na água? Pois bem, se você já fez a inscrição da sua nova embarcação, saiba quais marcações são necessárias e como elas vem ser feitas para que ele possa ser identificado.

Essas marcações no barco também estão regulamentadas na Normam 3 da Marinha e listamos os principais pontos abaixo, mantendo claro, sempre o foco nos barcos de pesca mais utilizados.

Nesse caso ficamos restringidos para o nº de inscrição, porto de inscrição e nome do barco.

As orientações são sobre o tamanho e quais marcações fazer, mas não encontramos a definição de como marcar. Somente é informado que toda embarcação deverá ser marcada de modo visível e durável. Normalmente vemos que as marcações são feitas com tinta ou com adesivos.

As marcações no barco devem ser feitas em cor que contraste com a cor de fundo para melhor visualização.

Também há algumas pequenas regras para o nome escolhido.

Nome

 

O proprietário da embarcação pode incluir um nome ou alterá-lo porém isso deve ser autorizado e irá constar no documento da embarcação. Somente nomes diferentes dos que já constam no Sistema de Gerenciamento de Embarcações da Marinha serão autorizados.

Na escolha, o proprietário deve levar em consideração se o nome pode causar qualquer tipo de constrangimento como nomes obscenos e ofensivos a alguém ou a alguma instituição, pois nesse caso o nome não será autorizado.

Popa

Na popa do barco é necessário o nome da embarcação juntamente com o porto e número de inscrição.

As letras nas marcações devem ter no mínimo 10cm de altura e os números no mínimo 2 cm de altura.

Bordos

Nos dois bordos deverá ser marcado o nome da embarcação em posição visível e em tamanho apropriado às dimensões do barco.

As marcações de nome nos bordos são feitas na metade de vante, ou seja, na metade da frente da embarcação.

Essas marcações no barco podem ser feitas no costado ou nas laterais da superestrutura que deverá ser definido pelo proprietário.

Embarcações Miúdas

 

As embarcações miúdas (encontre a definição no nosso artigo “Quais Documentos preciso para meu barco?”) que é nosso principal interesse, deverão ser marcadas obrigatoriamente com o número de inscrição no costado nos dois bordos e em posição visível.

O costado é o revestimento do casco da embarcação que ficará acima da linha d’água.

A inscrição normalmente é feita na metade de traz da embarcação nos bordos junto a popa.

Nessas embarcações a Normam 3 define que a marcação do nome da embarcação no costado junto a proa fica a critério do proprietário não sendo obrigatório faze-lo.

Para embarcações miúdas não fica claro se é ou não necessárias marcações na popa. Consultamos via e-mail uma das unidades da Marinha e fomos informados que para esse tipo de embarcação somente são necessárias marcações de bordo (nome e inscrição.)

Veja abaixo como as marcação no barco ficarão:

OBS: Conforme descrito acima, a Normam 3 define que para embarcações miúdas somente é necessário o número da inscrição. Contudo ela também define que algumas embarcações miúdas sem motor não precisão de inscrição, portanto entendemos que essas embarcações sem inscrição não necessitam marcações. Toda via antes de sair navegando vale a pena consultar uma base da Marinha.

Para mais detalhes leia a Normam 3 na íntegra no endereço https://www.dpc.mar.mil.br/normas/normam, ou procure uma base da Marinha de sua região.

 

Até mais e boa pescaria.

CONFIRA

LOJA PORTO DO PESCADOR

Produtos com os melhores preços selecionados para você amigo Pescador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *