Iscas,  Peixes

Lambari

Provavelmente o peixe de água doce mais conhecido dos brasileiros, o Lambari está em todos os lugares que possa ter peixe (Rios, lagoas, riachos, represas, etc).
 
Conhecido também como PiabaTambiú ou Piava é o primeiro peixe de grande parte dos pescadores. Normalmente aprendemos sua pesca com nosso pai ou avô e é sempre bem divertida.


Também é muito utilizado como isca para peixes maiores como no caso da pescaria de corvina de água doce, mandi, dourado, tucunarés e pintados.
 
Com mais de 300 espécies do gênero Astyanax é distribuído por todo território brasileiro sendo muito apreciado também na culinária, normalmente como petiscos em bares.
 
É um peixe de escamas pequeno de cor predominantemente prateada com nadadeiras coloridas podendo ser amarela vermelha ou preta. O lambari dificilmente atinge 20 cm.
 
Sua alimentação é bem diversificada o que facilita na hora da pescaria. Ele se alimenta de frutos, sementes, insetos e por ai vai. Como isca, as mais famosas são minhocasmacarrãozinho, queijo, massinhas prontas ou feitas em casa e insetos como a bicho da laranja.
 
Também pode ser capturado com iscas artificiais. As principais são moscas spinners. Fly também pode funcionar.
 
Para sua pesca o equipamento deve ser super leve podendo ser com praticamente qualquer tipo de vara e as linhas não precisam passar de 6 libras. Para os anzóis os menores (famosos mosquitinhos) são ideais. Boias ajudam bastante mas não é regra.
 
Ah, mas não se surpreenda com sua agilidade, portanto fique atento por que ele pode roubar sua isca sem você ao menos perceber.
 
Uma ceva pode facilitar a vida e não precisa muito. Um pouco de quirela de milho lançada no local desejado já os deixa bastante agitados. Nesse caso cuidado com o excesso.
 
Para ser utilizado como isca, é bem fácil pescar com covos ou outras armadilhas que conseguem atrair, com algum alimento, muitos ao mesmo tempo.
 
De qualquer forma, cuidado com a piracema pois o Lambari aparece na lista de espécies nativas.
 
E você? Possui alguma tática para pesca desse peixinho? Compartilhe conosco nos comentários abaixo.
 
Boa pescaria!

 

CONFIRA

LOJA PORTO DO PESCADOR

Produtos com os melhores preços selecionados para você amigo Pescador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *